Segue abaixo informações sobre a utilização do nosso plano de saúde – Unimed Dourados. A sinistralidade (taxa de utilização) nos meses de setembro a dezembro/2021 foi bem próxima ao limite:
Conforme relatório também recebido, os 20 maiores gastos no nosso plano de saúde neste mesmo período representa 40,16% dos custos – isso demonstra a necessidade de utilizarmos o plano de forma muito consciente pois as despesas com doenças mais graves (câncer, covid19, entre outras) são bem altas, pois demandam cuidados, internações por vezes mais longas, UTIs e medicação geralmente mais cara.
Por isso devemos cuidar para que os retornos sejam sempre agendados no prazo de 15 dias a fim de se evitar nova consulta e utilizar, sempre que possível, exames já existentes, evitando a realização de novos exames.
Outra forma de economia é procurar os serviços próprios da Unimed Dourados (ambulatório para sintomas gripais/Covid19, exames, fisioterapia, oncologia, por exemplo). Também recomendamos registrar reclamações junto à Ouvidoria da Unimed (pode ser feita de forma anônima) de situações anormais nos atendimentos.
Salientamos que os gastos impactam diretamente no reajuste anual do plano de saúde.